quinta-feira, maio 10, 2012

Boi da cara preta

Dorme Bebe!


"Boi, Boi, Boi,
Boi da Cara Preta
Pega essa menina
que tem medo de careta".

     Quem nunca ouviu uma cantiga de ninar? São músicas muito antigas e usadas por muitas pessoas para embalar as crianças e fazê-las pegar no sono mais rápido. É um remédio para as mães acalmarem os pequeninos que custam a dormir.
     Geralmente as famosas cantigas de ninar apresentam temas como anjos e criaturas assustadoras como bicho-papão, a cuca entre outros.
     Se prestar a atenção na letra destas músicas você ficará em dúvida se foram feitas para relaxar as crianças ou para assustá-las. Os próprios personagens das músicas citadas como bicho-papão, cuca e boi da cara preta se mostram mais assustadores do que personagens amigáveis e carinhosos.
     É preciso pensar nas questões a serem analizadas: será que as cantigas de ninar foram feitas para embalar os filhos na hora do sono? Será que as cantigas de ninar foram criadas como uma "ameaça" às crianças para que peguem no sono mais rápido e parem de incomodar os pais? Ou será que as cantigas cantadas pelos pais para embalar seus filhos tinham como objetivo principal o embalo e o ritmo da canção para que a criança durma tranquilamente?
     Não precisa se preocupar com o conteúdo das cantigas de ninar  pois não foram criadas para ensinar ou para dar medo. A criança pequena não vai se lembrar de nada e nem entender o que você quer dizer. Apenas o cantarolar e a sonoridade é que importa neste momento.
     E aí professor? A criança cresceu e hoje é seu aluno. Cantar essa música em sala de aula é importante sim. Cantar, representar e brincar conhecendo as distintas culturas de nosso país. Porém, é preciso ser educador. E porque não levar nossos alunos a cantarem a música do Boi da Cara Preta com uma nova "roupagem", com letra criativa e educativa, levando o saber virar aprender. Experimente com essa ou com outra música de ninar e verá como nossos alunos são inteligentes e maravilhosos...


    

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, Geíza. O blog está uma gracinha! Temas atuais e de fácil leitura que ajudam no nosso dia a dia com os pequenos.

    ResponderExcluir